sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Agressões a Axel Witsel - CD Nacional 0 SL Benfica 2 - 29.Agosto.2011


Exmos. Senhores,

Os lances que vamos expor, não tiveram a abordagem correcta por parte da maioria dos agentes que envolvem a competição.

De forma a que fique bem clara a mensagem, os Adeptos do SL Benfica têm a seguinte leitura dos acontecimentos.


No jogo a contar para a 3.ª jornada do campeonato nacional, na deslocação do SL Benfica ao campo do CD Nacional, o jogador Axel Witsel (SL Benfica) foi duas vezes agredido pelo mesmo jogador do CD Nacional. O jogador ainda conseguiu ouvir dentro de campo o apito final do sr. Artur Soares Dias, algo completamente surreal dado os lances protagonizados pelo jogador em comparação com as admoestações aos jogadores do SL Benfica.

Devido a esta discrepância de critérios nos cartões amarelos mostrados pelo sr. árbitro, cujo culminar da má prestação foi deixar ficar em campo um jogador que fez duas jogadas para vermelho directo, vamos demonstrar a nossa posição perante a situação citada.

Dirijimo-nos no mesmo documento a várias entidades, esta forma é para envolver todos os agentes que directa ou indirectamente participam ou gerem o desporto a nível nacional e internacional, por outro lado, é uma abordagem no sentido de ninguém duvidar da nossa intenção com esta opinião que formámos.
1. Filipe Lopes (CD Nacional)
Apesar de já ter pedido desculpas pelo sucedido, ainda nos deixou mais confusos, pois passamos a citar as suas palavras:
“Não sou um jogador violento. Pelo meu histórico, já sabem que essa não é uma jornada normal da minha parte. Não era a minha intenção. Atingir sim, mas não tinha a intenção de o agredir.”

De acordo com as suas palavras, ficamos a perceber que normalmente não é assim violento, e nós Adeptos do SL Benfica até podemos confirmar…às vezes.

Mas depois, estraga a sua estratégia de comunicação, pois refere que quer atingir. Ao dizer que quis atingir o nosso jogador, verificamos nas imagens que nas duas situações a bola já não estava onde o Axel Witsel foi atingido.

Só podemos concluir que quis agredir, ao atingir o adversário, se não for com o ombro, é sempre
falta, se não estiver lá a bola é sempre falta.

Quer dizer que já não era possível desarmar, então só podia ter parado o jogador atingindo-o não é? Passa a bola não passa o jogador? Enfim…

Se fosse o jogador Filipe Lopes que normalmente não faz essas faltas, nem sequer tinha vindo pedir desculpas, tinha sido um lance limpo.

Pode não saber, mas os Adeptos do SL Benfica aproveitam para ensinar o sr. Jogador Filipe Lopes, as desculpas não se pedem, evitam-se.

Sabemos da sua valia como jogador, das suas qualidades e também sabemos das regras do jogo que se fala, e ninguém desarma um jogador cuja bola já não está com ele (1.º lance) e que nem desarma ninguém com o cotovelo, quando a bola está ao nível da relva (2.º lance).

Ao sr. jogador Filipe Lopes (CD Nacional) desejamos que passe a jogar contra todas as equipas, da forma que fez com o SL Benfica da mesma forma à excepção dos 2 lances mencionados. Que consiga ser jogador de futebol a tempo inteiro, não tenha hiatos de lances como estes a tentarem prejudicar a dinâmica de uma equipa, nem lances de facilitismo e desleixo que costuma ter só contra uma equipa cá em Portugal, efectuando auto golos se for necessário.
2. Sr. Artur Soares Dias (Árbitro do jogo CD Nacional vs SL Benfica)
Os Adeptos do SL Benfica estão cada vez mais convencidos que o sr. Árbitro não pode ter esta dualidade de critérios, amarelar os jogadores do SL Benfica Javi Garcia, Tacuara Cardoso e Luisão, pelas faltas que fizeram e depois ter deixado um jogador fazer uma entrada por trás sem bola e uma cotovelada quando a bola estava a ser disputada no chão com um simples cartão amarelo, dois (2) lances para vermelho directo, não pode ser, não podemos ter chegado a tanto, pois não?.
A estas decisões chamam-se dualidade de critérios, os Adeptos do SL Benfica não gostam lá muito de serem aldrabados de uma forma tão evidente, nem vamos entrar em pormenor e falar naquelas faltas inexistentes e às vezes marcadas ao contrário.
Tem que ter coragem para aplicar as leis de jogo de igual forma, gostamos de jogar contra equipas competitivas e que dêem aquilo que podem e o que não podem, até pode ser caseiro em certas ocasiões, mas tem de as escolher bem, não ser assim tão evidente nas decisões dependendo da equipa a admoestar.
Não olhe para os equipamentos, olhe para a bola e o movimento dos jogadores. Obrigado.

3. CD Nacional
É uma honra para os Adeptos do SL Benfica ver o nosso clube defrontar um emblema competitivo e que joga de forma muito objectiva, existem no entanto situações como a referidas do vosso jogador Filipe Lopes, que não podem continuar a acontecer, sabem tanto como nós, que só por o adversário ser o SL Benfica é que ficaram com o jogador em campo.
Queremos GANHAR a qualquer clube de forma correcta e merecida, não podíamos deixar passar a ocasião de desejar os melhores resultados possíveis, mas obtidos com mérito, esforço e ambição, excepto claro quando o adversário se chamar SL Benfica.
Aproveitamos ainda para referir que estamos ainda mais atentos este ano, e vamos ver se o CD Nacional não sai prejudicado por algum lance infeliz de algum jogador, num lance displicente e amador que coloca todo o esforço de uma temporada no frigorífico, nada condizente com a atitude demonstrada perante o SL Benfica.
É que nós só queremos o mesmo tratamento que os restantes clubes da liga, não queremos privilégios, nem desvantagens.

4. LIGA
Os adeptos do SL Benfica não andam convencidos com a intenção da Liga querer melhorar o nível do nosso campeonato, de vez em quando aparece um gladiador num campo de futebol, equipado e tudo, dá duas ou três traulitadas (a do Bruno César é mais discreta, mas é traulitada na mesma), continua a jogar, na volta podia ter mandado 2 ou 3 para o estaleiro, diminuindo a qualidade do espectáculo, colocando em questão parte das próximas receitas dos clubes, de opções, por deixar que andem jogadores que destroem outros jogadores, em vez de destruírem jogo, que é o objectivo na parte defensiva do jogo.
Ou a LIGA pensa que quanto menos se joga, mais se factura? Sabem de certeza que quanto melhor for o espectaculo, melhor será a receita? Ou que quanto mais qualidade tiver, mais valorizado será, não sabem?
Não pode ser, não se pode deixar estabelecer uma espécie de farwest, onde vale a lei fraca e ineficaz, porque isso só nos atrasa em relação ao resto do mundo, e vocês sabem muito bem disso, não tomar medidas para quem abusa é de amador.
A liga tem que punir independentemente o árbitro tenha admoestado ou não o jogador, não pode ficar escondida atrás de uma lei inadequada, tem que agir, proteger quem joga futebol, para manter a competição interessante e criar valor no mercado nacional.
O pedido dirige-se a todos os lances semelhantes de TODAS as equipas.

5. FPF
Procurem fazer alguma coisa também pois são co-responsáveis pela actual dislexia nas decisões tomadas nas últimas décadas. O que foi dito à LIGA pode ser aproveitado para que não se repita nas provas geridas pela FPF.

6. A Bola, Record, O Jogo
Os 3 jornais desportivos diários, devem ajudar a erradicar estes comportamentos. Numa ocasião que se proporcione teremos todo o gosto em manifestar a nossa opinião sobre os mesmos. Aproveitamos para pedir rigor e isenção.
7. RTP1, RTP2, SIC, TVI, SICN
Os media nacionais vão ter parceiros internacionais, devem registar bem estas situações e ajudarem a eliminar comportamentos sem fair-play, devem ajudar a eliminar estes comportamentos. Numa ocasião que se proporcione teremos todo o gosto em manifestar a nossa opinião sobre os mesmos. Aproveitamos para pedir rigor e isenção.

8. Expresso
Exmos. senhores, temos vindo a desenrolar um pouco do raciocínio, mentalidade e objectivo de uma parte de Adeptos do SL Benfica, organizados sob a forma de Associação.
Damos a conhecer a nossa comunicação de uma forma piramidal, começámos nos lances que nos chamaram à atenção, passamos para o árbitro do jogo, clube, liga, CS desportiva, subimos na hierarquia desportiva, sabemos que o Expresso não emite só opiniões desportivas, por isso, deve ter conhecimento destas situações para melhor informar perante as evidências, pois há quem não ligue muito ao desporto em si, mas gosta de andar bem informado.
Os Adeptos do SL Benfica só pedem aos jornalistas do expresso, o maior rigor possível.

9. UEFA
O texto acima informa o que pensa a Associação Adeptos SL Benfica, sobre algumas das incidências no jogo entre as equipas CD Nacional vs SL Benfica, o nosso ponto de vista sobre aqueles lances, o comportamento dos vários agentes no jogo, a sua repercussão na prova nacional, e sobre o nível de competição.
Somos uma Associação que quer dar todos os dias um contributo para que o desporto seja uma competição imparcial. Por isso quando nos confrontamos com lances de violentos, queremos que fiquem marcados pela negativa e que não se voltem a repetir.
Sabemos que a UEFA tem uma missão gigantesca, estas informações produzidas atrasam a consumação das suas ideias, sobretudo a parte 10, dos 11 valores da UEFA, o respeito (http://pt.uefa.com/uefa/elevenvalues/index.html ) pelo jogo, pelo adversário pela diversidade.

10. FIFA
A entidade que rege o futebol a nível mundial, também não pode ficar muito satisfeita com estes lances, pois são exemplo de tudo aquilo que o desporto não devia ser. Viemos informar que continuam a existir e que lhes solicitamos que tomem ainda mais medidas para os irradiarem.
Sabemos que lançaram agora uma campanha de fair-play, no início do mundial de futebol de praia e infelizmente no nosso país, estas imagens que suportam a nossa informação não são assim tão inocentes ou raras, ajudem-nos (a nós adeptos de desporto) a eliminar estas “pontas soltas” de anti fair-play.

Obrigado pela atenção dispensada.

Sem outro assunto de momento,
Com os nossos melhores cumprimentos,

Sem comentários:

Enviar um comentário