quinta-feira, 28 de julho de 2011

Benfica 2 – Trabzonspor 0

Começou ontem  a época oficial para o SLBenfica, logo com um jogo decisivo na 3 pré-eliminatória da Liga dos Campeões e antecedido por uma semana em que parte da comunicação social passou grande parte do seu tempo a desvalorizar o nosso adversário (apenas 2 classificado do campeonato Turco com os mesmos pontos que o Campeão…e com 28 pontos de avanço do Dream Team Nacional constituído por H.Almeida, Hugo se estes rapazes são acessíveis vocês estão muito mal…, M.Fernandes, Quaresma e Simão Sabrosa), não contentes com isso passámos a semana toda a ler que Luisão estava descontente, que não queria jogar, (Luisão joga sempre descontente, pá!) , que Gaitán estava a fazer birra porque queria ser aumentado (não penses que por marcares golos como ao de hoje que vais ser aumentado…tens que fazer mais… J ) e se tudo isto não chegasse o aviso dado todos os dias…que um mau inicio neste jogo poderia comprometer toda a época!!!!! Esta Comunicação Social gosta mesmo de nós… J Por certo hoje quando acordarmos aposto que as capas vão ser todas Vermelhas… J
Passando ao que interessa ao jogo, Jorge Jesus fez entrar em campo, Artur, Amorim (que saudades), Luisão, Garay, Emerson, Javi, Aimar, E.Perez, Gaitan, Saviola e Cardozo…a equipa do SLBenfica entrou bem no jogo pressionando o adversário sendo que nos primeiros 10 minutos tivemos bastante perto do golo, primeiro num lance de bola parada após desvio de Luisão e depois com um soberbo chapéu de Gaitan que obrigou o guarda-redes turco a grande defesa.
Era um SLBenfica, forte, sem dar espaços atrás, onde Luisão e Garay eram donos e senhores da situação, com Aimar a tentar encontrar espaços para ou tabelar com Saviola ou lateralizar para Gaitan e Perez…apesar de um futebol envolvente a equipa turca manteve-se sempre muito organizada cedendo poucos espaços e a equipa do SLBenfica sentia dificuldades após chegar com alguma rapidez à área contrária de definir da melhor forma o último passe…à passagem dos 35 minutos E.Perez ficou a queixar-se fora das quatro linhas situação que obrigou o SLBenfica a jogar cerca de 5 minutos com menos 1…
O intervalo chegava e o resultado continuava na mesma 0-0.
No inicio da 2 ª parte a equipa voltou com a mesma vontade de continuar a praticar bom futebol e chegar rapidamente ao golo, após 5 minutos de jogo e já o SLBenfica tinha criado lances de algum perigo junto da área Turca mas continuava a faltar uma definição melhor dos lances…neste momento Jorge Jesus mexe pela primeira vez na equipa retira E.Perez (o toque na primeira parte teve consequências…) e entrou para o seu lugar Nolito…rapidamente percebeu-se que o futebol encarnado ficava mais rápido…o Espanhol gosta de acelerar e não dá um lance por perdido…a entrada de Maxi para o lugar do esgotado Amorim deu outra vida ao lado direito do SLBenfica.
Aos 71 minutos o primeiro grande momento na Luz…Aimar faz um passe que só ele sabe e Nolito acrobaticamente faz o 1-0! Loucura para os 37 mil na Luz!
A equipa do SLBenfica sentiu que podia conseguir mais e partiu para cima do adversário, mas sentia-se algum desgaste nalgumas das principais unidades…Jorge Jesus coloca então em campo para o lugar de Aimar o internacional Belga Witsel que deu outro músculo à equipa mostrando que tem argumentos mais que suficientes para discutir um lugar no onze…foi um SLBenfica forte que teve perto de marcar por Nolito e Cardozo…mas entretanto e com a pressão exercida permitia aos Turcos mais espaços que viram Artur ser uma barreira muito difícil de transpor…e quando todo o Estádio pensava que o jogo ia ficar pelo 1-0…eis que Witsel ganha a bola…olha para esquerda…mete para Gaitán…e Magia na Luz! Grandioso Golo! 2-0! Apoteose na Luz…e a certeza que estamos no bom caminho para o apuramento para o Play-Off da Liga dos Campeões…apesar de termos que respeitar ao máximo este valoroso adversário estamos certos que na próxima Quarta-Feira o SLBenfica virá de Istambul com mais uma vitória!
Notas engraçadas do jogo…a primeira o festejo dos adeptos Turcos do mítico minuto 61…quem teve a oportunidade de assistir ao jogo ao vivo deve ter gostado… J, a segunda agradecer ao árbitro da partida ter estado ao nível daquilo que assistimos em Portugal…os nossos atletas tem que perceber que não basta só vencer o adversário há também que superar estes obstáculos…2 pénaltis…um em cada parte por assinalar…critério disciplinar e de lei da vantagem no mínimo duvidoso…obrigado!
Para finalizar a equipa do SLBenfica promete, agora temos que Apoiar, Incentivar para ajudá-la a atingir o que todos pretendemos e sonhamos a Glória!

Individualmente:
Artur – Sempre seguro, na 2 parte teve 2 excelentes intervenções e um pormenor delicioso num atraso efectuado à queima e com um adversário em cima dele, um calcanhar a desviar a bola para canto sensacional! Uma palavra para o nosso ex-titular Roberto, a critica feroz da imprensa e uma época menos conseguida não deve abalar este jogador que por certo fará no clube para onde for emprestado uma grande época mostrando o porque do investimento do SLBenfica.
Amorim – 7 meses longos sem um dos nossos é muito tempo! Esteve em muito bom nível na primeira parte tanto a defender como no auxilio a E.Perez…na 2 parte estava esgotado tendo sido bem substituído.
Garay – Que reforço! Não perde uma bola e coloca as bolas na frente como se fosse um médio de centro tal a qualidade do passe deste atleta. Com Luisão fará uma dupla de alto nível.
Luisão – Capitão faz-me um favor joga sempre descontente e desmotivado! Que jogatana…sempre um autentico Patrão do sector recuado!
Emerson – Jogo muito seguro, excelente a defender tentou sempre auxiliar o ataque…teve um corte providencial na 1 parte quando 3 Turcos podiam ficar isolados…Capevila vai ter que suar para o tirar do lugar…
Javi Garcia – A máquina do costume por ele não passa nada…com a saída de Aimar trocou com Witsel várias vezes…aparecendo ora mais avançado ora mais recuado…fica a sensação que podem fazer uma excelente dupla no meio campo encarnado.
E.Perez – Estava a ser dinâmico e uma das principais referências ofensivas do SLBenfica, mas uma pancada forte por volta dos 35 minutos condicionou o resto da sua exibição…foi pena porque estava a ser prometedora…
Gaitán – Por vezes irrita pela forma como agarra-se à bola e não a coloca noutro colega…mas depois temos que o perdoar por momentos como o do 2 golo…Fantástico, se jogar mais colectivamente será um caso sério no futebol europeu…qualidade não falta.
Aimar – Tentou dinamizar o futebol encarnado na primeira parte, com tabelas com Saviola, Gaitan e Perez…faltou definir melhor o último passe…na 2 parte evidenciou algum cansaço, normal é dos que corre sempre mais durante o jogo, mas ainda teve tempo para descobrir Nolito para o primeiro golo da noite.
Saviola – Ainda não está no seu melhor fisicamente mas nota-se que provavelmente vamos ter o Saviola da época de 2009/2010, mexido, irrequieto, cai nas alas, tabela com Aimar, vem atrás buscar jogo…enfim uma canseira para quem o defende.
Cardozo – Lutou muito, ganhou bolas, perdeu outras, mas não pode acusar-se o atleta de não ter tentado…teve nos pés o segundo da equipa mas o guarda-redes Turco evitou com grande intervenção.
Nolito – Mexeu com o futebol encarnado e com o lado esquerdo…muito activo e raçudo, concluiu superiormente excelente passe de Aimar…teve nos pés a possibilidade de fazer o segundo golo mas a bola saiu um pouco por cima e ainda isolou Cardozo com um excelente assistência…para quem jogou menos de 40 minutos não está nada mal… J
Maxi Pereira – O que dizer de um jogador que vence no Domingo a Copa América na Argentina, vai ao Uruguai ver os filhos recém-nascidos e embarca num avião para fazer viagem de 16 horas para estar pronto a jogar nesta noite? Nada…absolutamente nada…apesar disso Maxi não gosta só de participar por isso quando entrou deu vivacidade ao corredor direito…claro que por vezes nem sempre bem…mas a sua raça, a sua fibra é de jogador à SLBenfica!
Witsel – Substituiu Aimar e provou que pode ser uma excelente alternativa para o meio campo do SLBenfica, jogador de processos simples, não complica, taticamente é perfeito o que permite adivinhar onde a bola vai cair com grande facilidade, alia a tudo isto excelente capacidade física…foi dele a assistência para o golo de Gaitan.
GLORIOSO SLB! SEMPRE!

2 comentários:

  1. Não foi um jogo de encher o olho mas foi bonzinho e a vitória justíssima. Não sofrer golos foi muito importante.
    Temos grandes reforços sem dúvida.
    Esta equipa promete e faz-nos sonhar com uma grande época.

    Abraço Glorioso.

    ResponderEliminar
  2. Saudações Vermelhas e Brancas!
    Para início de época foi um bom resultado.
    Temos soluções que vão dar outra dimensão ao nosso futebol, dimensão que precisamos ter.
    Temos neste momento o caracteristico do inicio de época, pouca frescura fisica e o entrosamento ainda é um esboço.
    Nota-se que os jogadores que chegaram e jogaram, ainda não estão soltos e adaptados à equipa.
    Temos que trabalhar, mas os indicadores são positivos.
    Força SLBenfica

    ResponderEliminar